"O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é bom, todo o teu corpo se encherá de luz. Mas se ele é mau, todo o teu corpo se encherá de escuridão. Se a luz que há em ti está apagada, imensa é a escuridão em ti." (Mestre Jesus Cristo).

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Zé do Mar (Linha dos Marinheiro)

Linha dos Marinheiros na Umbanda

Eles chegam do mar e desembarca em terra, sua alegria é contagiante, abraçam a todos, brincando sempre, com aquele jeito meio “maroto”, embriagado. São os Marinheiros, grupo de Espíritos que trabalham na Umbanda em prol da caridade.
Eles conheceram muito bem o mar e a navegação, pois participaram da descoberta de novos mundos através das viagens que empreenderam que duraram anos e anos.
As Entidades de Marinheiro trabalham na Linha de Iemanjá e também de Oxum, que compõem o chamado “Povo da Água”. Seus conselhos e mensagens são sempre cheios de esperança e de fé. Costumam trabalhar em grupos. São fortes, pois enfrentarem guerras e mares agitados, mas também conheceram a calmaria e a bonança.

Dão consultas, passes e também fazem trabalhos fortes de descarrego que envolvam grandes demandas. Em algumas casas, também costumam trabalhar nas giras de desenvolvimento de Médiuns.
Carregam consigo um sentimento profundo de amizade. Nas consultas, gostam muito de ajudar àquelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos são sempre fiéis e certeiros, têm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem-feito.

Todas as pessoas têm uma idéia muitas vezes distorcida desta linha de trabalho. Os marinheiros são em sua grande maioria espíritos que militam a umbanda para dar sustento no campo da diluição de cargas trevosas, outros atuam como elementos de sustentação de trabalhos voltados a curas, atraindo os poderes elementais dos quais estes espíritos de alto grau espiritual, trazem consigo.

Na realidade estes abnegados servidores da lei são verdadeiros “magos que atuam nos mistérios aquáticos” e com uma forma de atuação única dentro dos domínios da umbanda. Como magos, trazem para nós, a possibilidade de nos libertar-mos de nossos entraves, com uma forma bem simpática lidam com os consulentes de forma extrovertida, deixando o assistido muito à-vontade com trejeitos peculiares desta linha maravilhosa da umbanda.
Muito diferente do que imaginamos estes irmãos do astral não são e não estão embriagados, como muitos se mostram. Na realidade sua forma de balanço é uma maneira de liberar suas ondas energéticas se utilizando do próprio médium.

Marinheiro Zé do Mar 
Zé do Mar, é um guia da linha dos marinheiros, que se apresenta com a mão esquerda segurando sua garrafa de rum, espírito alegre e brincalhão, risonho e falante, com seu jeito deixa uma alegria no ar quando vem a terra. 
Bebe rum e fuma cigarro (utiliza a energia desses elementos para diluir a energia pesada que fica no ar vindo dos consulentes que estão sendo assistidos espiritualmente por guias), só tem uma perna à outra foi comida por tubarão. É do povo d'água, tem a função de limpar o ambiente das energias pesadas, e deixar nos presentes uma leveza e alegria interior. Veio da França para o Brasil no período colonial e seu navio atracou na Cidade de São Luis (Maranhão). 

Se comemora o dia deles no dia 13/12 junto com o dia da Cabocla Mariana.


Ponto Cantado
 Zé do Mar

Lá vem Zezinho na beira da Praia,
Ele só deixa uma pegada,
Ele só deixa uma pegada,
Quem pensa que Zezinho é triste,
Ele da sua risada,
Ele da sua risada.